Copiamos, na íntegra, expediente que encaminhamos à Repórter O GLOBO, responsável pela Matéria referenciada,
às suas melhores e criteriosas avaliações aos nossos Posicionamentos 

Prezada
ANA PAULA RIBEIRO
Jornal O GLOBO - São Paulo

Ref.:
"No varejo, os grandes agora se tornam pequenos"
ANA PAULA RIBEIRO
Jornal O GLOGO / Domingo 10.3.2019 / Caderno Economia - Pág 30

Salientamos-lhe nossa satisfação pessoal/profissional à Matéria publicada, ora referenciada.

De forma bastante reincidente, quer em Artigos ou em Comentários/Reflexões a Clipping de Matérias/Notícias do Mercado, temos 
manifestado posicionamentos aos Cenários/Realidades do segmento Varejista/Supermercadista, por seus extremos
Atacado com lideranças(desigualdades da competitividade...) de ações, Assaí e Atacadão, e por ensaios no conceito Atacarejo sem uma definição de composição nas suas operações, com riscos nos resultados desejados/possivelmente projetados..., considerando-se ainda uma evolução na Cultura de Consumo...;
Lojas de Bairro/de Vizinhança, com iniciativas significativas das Bandeiras - Mini Mercado Extra, Pão de Açucar Minuto, Carrefour Express, Carrefour Market,
Rede Dia% x Rede Dia, na praça Laboratório/Referência - São Paulo. A evolução da Americanas Express, para Americanas Local, com mini pontos de venda.  
A Falta de Espaços às Grandes Lojas e, considerando-se inseguranças de Investimentos x Realidades Mercado/Consumo, mudaram ESTRATÉGICAMENTE o Foco das Grandes Redes, para valorizar o conceito de Proximidade/Praticidade.
O grande desafio deste espaço estará, cada vez mais, na Definição de Mix x Layout Loja, na Qualidade de Atendimento e nas Prestações de Serviços, por ações operacionais diferenciadas.
Fatores Culturais, por Individualidades/Vaidades, ainda impedem a implantação do Conceito no Rio de Janeiro, apesar das evidências..., considerando a não chegada das Bandeiras já em operações de sucessos em São Paulo.
O Pequeno Varejo, com dezenas de unidades ainda sobreviventes/independentes, têm resistências a Mudanças, quer pela predominância dos fatores Culturas, quer por desgastes domésticos de Geração/da Família Gestora com impacto às necessidades de sucessão mas, quer pela insegurança de Ajuda/Assessoria por Prestação de Serviços Especializados, por Terceiros...;
Lojas de Conveniência, com foco em Postos de Gasolina, ainda não têm um cenário corresponde ao espaço disponível para consumo(compras por impulso....), apesar de históricas iniciativas da Ipiranga, da Shell, da BR/Petrobrás, sem destacar outras Bandeiras de Postos do mercado. Muito o por fazer - Mix, Identidade, Atendimento, Visibilidade,...,...
Este segmento também poderia/deveria ser objeto de Projetos/Ações de Redes do Varejo/Supermercados, com extrema facilidade de ações regionais, considerando-se ainda
o fator de logística/abastecimento e de poder de compras... Um segmento ainda sem operação estratégica...

Existem Palavras de Ordem, que em velocidade acima do esperado ou desejado, estão/estarão resultando em fortes impactos na Gestão do Pequeno Varejo / Supermercadista: Tributação/Gestão Financeira, Tecnologia, Prevenção de Perdas, Gestão de Estoques,  e Gestão de Pessoas/Seres Humanos(não são Recursos...). 
A persistência em Falta de Processos, de Falta de Sensibilidade/Visão, de Orientação/Informação à Profissionalização da Operação, serão ingredientes de contribuição a resultados não desejados e, de influência à Sobrevivência dos Negócios.

No Rio de Janeiro, são quase duas dezenas de Redes Associativistas, sendo algumas agrupando Pequenos Supermercados/Mercados, que poderiam/deveriam ter sensibilidades às necessidades de Mudanças nas suas Operações, até por fator de Rentabilidade...
Um belo espaço para desenvolvimento de Matéria...

Destacamos nosso histórico profissional, para melhor avaliação das nossas observações:
16 anos(1982/1998) como Executivo/Fornecedor(Indústria de Alimentos) do segmento Varejo/Supermercados - RJ / MG / DF / BA / ES / SP;
21 anos(desde 1998) como Executivo no segmento Varejo/Supermercados - Criação/Gestão de Redes Associativistas(Redeconomia e Rede Unidos), Prestação de Serviços/Organização x Estrutura Jurídica Redes, Prestação de Serviços Associados de Redes, Palestras e Mediador de Painéis de Debates, Criação de Artigos Semanais e Criador/Manutenção do Blog - gentedevarejo.blogspot.com.br

Uma composição profissional sem similar no mercado, quer pelo entusiasmo ao segmento, quer pela dedicação com recursos de Tempo/Energia/Profissionalismo e, quer pelo prazer de compartilhar nossos conhecimentos por Aprendizado acumulado(temos sido BONS Alunos com GRANDES Mestres...)

Gratos pela Especial Atenção a este nosso expediente.
Votos para uma Semana Feliz e em PAZ.
Que Deus abençoe a todos com Muita Saúde e Muita Vida...   

Nosso Abraço Amigo