SERES HUMANOS

( NÃO SÃO RECURSOS... MAS, CAPITAL HUMANO !... )


Estamos cada vez mais convencidos de que PREÇO, foi e será sempre referência.
PREÇO é Oxigênio...e, ninguém vive sem MAS, morremos numa UTI recebendo Oxigênio bombeado. Morremos, por alguma causa em nosso organismo que não tratamos convenientemente/tempestivamente... Tal filosofia aplica-se integralmente às empresas... considerando-se ainda à necessária relação de Serviços x Diferenciais.
O acirramento da Competitividade, quer pela concentração do mercado, quer pela presença cada vez mais ativas de empresas verdadeiramente profissionalizadas e, quer por uma Nova Relação de Consumo, condiciona/impõe uma postura prioritária, significativamente avaliada pelos Consumidores, com destaques a Profissionalização da Operação / Qualidade de Atendimento / Prestação de Serviços, determinando serem estes os verdadeiros Diferenciais à Sobrevivência das empresas varejistas, que para serem executados e atendidos, precisa-se de Investimento em GENTE / em TALENTOS / em LÍDERES / em MULTIPLICADORES, que não são Recursos MAS, SERES HUMANOS e, por isso, precisa que haja este Foco !...
Na trajetória das Grandes Empresas do segmento, algumas já transformadas em Mega Empresas, com direcionamento de suas operações a Novas Bandeiras – Lojas de Bairro/de Vizinhança/de Proximidade, ocupando espaços disponíveis , não foi bastante o lastro econômico/financeiro, o investimento em mídia, a conquista de carisma(imagem...) junto ao público consumidor, o relacionamento / acesso tecnológico/informatizado com Fornecedores e com Consumidores (compra eletrônica /loja virtual / site internet, delivery, aplicativos x smartphones,...), os espaços de suas áreas de venda, o abrangente mix de produtos e,
outros diferenciais operacionais mas, estejam certos de que TODAS investiram muito e continuam a investir em GENTE !...
Não há como avaliar resultado de Treinamento a curtíssimo prazo, considerando-se a falta de prática/realização anterior. Treinamento tem início, mas não tem(não pode ter...) Fim. Reciclagem Profissional, Avaliação de Desempenho por Resultado/Produtividade, Plano de Cargos/Salários, Implemento de Benefícios/Premiações, Projeção de Carreira, Perfil Individual de Funcionário x Cargo, Critérios de Recrutamento/Seleção, Conceitos/Rituais de Admissão e
de Integração/Ambientação, Gestão de Pessoas e de Talentos são alguns dos ingredientes das empresas de sucesso, independentemente de porte ou, composição societária. Tempo de Casa, Gratidão, Indicação de Terceiros, Amizade e Honestidade, não são quesitos de avaliação de desempenho profissional e, de decisão à admissão ou de promoção (Honestidade é quesito de Perfil Moral). As empresas não precisam mais de Gerentes de Lojas(ou, de Tomadores de Conta de Lojas...) mas sim de Administradores/de Líderes,
que saibam olhar em volta/em frente(pelo Parabrisa e não pelo Retrovisor...) e, Fazer Acontecer. Gestores de Negócios !...
Precisamos aceitar que a relação de Emprego/Trabalho MUDOU !..
Faz-se necessário ajustar a implantação de Processo de Treinamento Contínuo, considerando-se ainda Reuniões Periódicas de Avaliações x Dinâmicas de Grupos / Informações / Prestação de Contas, com calendário/cronograma para ser atendido.
O trabalho a ser realizado será um início de provocação e, de reflexões, à realidade de um Cenário de Operação Profissional com Busca da Excelência na certeza de Novos Tempos x Novos Rumos !..., necessitando de permanentes diagnósticos/análises para identificação de necessidades reais de correções/ajustes/mudanças, que ainda não disponibilizamo-nos a aceitar ou rever, resistentes a fatores culturais. 
A simples interrupção e, a sua descontinuidade será uma demonstração de omissão às necessidades reais e, de real Desperdicio. 
Boa $orte !...