Nossas Reflexões...

Formatos Históricos/Tradicionais de Supermercados 
estão ficando sem a disponibilidade de espaços, incluindo-se os Hipermercados...

O conceito Atacado/Atacarejo 
vem buscando a conquista de espaço, beneficiando-se por mudanças de culturas ou, disponibilidade por experiências de compras pelos consumidores, na busca de Custo/Benefício.

O conceito Lojas de Bairro / Lojas de Vizinhança 
tem o nosso entusiasmo Pessoal/Profissional, considerando-se a necessidade de adequações Mix e na Gestão/Operação. Os cenários de Praticidade/Comodidade/Proximidade estão disponíveis para conquista de espaços no consumo alimentar, fazendo-se necessários Sensibilidades e Iniciativa de Ações !!!... 
Os exemplos de Visão de empresas do segmento são reincidentes...
Mini Mercado / Express / Empório / Petit / Conveniência & Mercado... são bandeiras aplicáveis neste espaço...mas, precisam ter suas operações adequadas ao conceito !!!...
As Resistências Culturais poderão ser ônus do desperdicio de tempo e perda de espaço... 

Carrefour Express, Carrefour Market, Pão de Açucar Minuto, Mini Mercado Extra, Dia% - são realidades de Investimentos nos espaços disponíveis Lojas de Bairro/Loja de Vizinhança, considerando-se a necessária sensibilidade pela demanda por Praticidade/Proximidade.

Falta de iniciativas/investimentos no Mercado para o segmento Lojas de Conveniência
com foco de complemento nos espaços - Postos de Gasolina, com grandes disponibilidades de espaços/alternativas de ações...

Lojas de Bairro/Lojas de Vizinhança 
têm o desafio no Planejamento de Mix Produtos, 
otimizando espaços. Destacamos os Setores - Padaria / Hortifruti / Açougue x Produtos Embalados/Selecionados. 
Os Novos Conceitos/Formatos de Lojas precisam de uma criteriosa operação, considerando-se Compras de Reposição/Conveniência e, as característica de Tendências/Consumo.

O Rio de Janeiro 
com algumas exceções, ainda resiste por investimentos/iniciativas de Inovações para ocupação/conquista dos espaços AINDA disponíveis, considerando-se que as Bandeiras identificadas no início destas nossas reflexões, de Grandes Players do mercado, ainda não foram direcionadas para este Estado, mas já têm grande representatividade na Cidade de São Paulo(Laboratório indiscutível de Lançamentos, com grandes diferenciais de operação no segmento Supermercados e Varejo de Alimentos)    

Em relação aos Cenários "Atacarejo"
Indiscutível o ganho de espaços do Formato/Conceito, quer por seus posicionamentos
estratégicos mas, quer por mudanças na cultura x iniciativas de compras/consumo
MAS, acreditamos na Grande Oportunidade no mercado para as Lojas de Bairro/Vizinhança,
com relevantes resultados já alcançados pelas empresas Líderes do segmento Supermercados, com adoção de Novas Bandeiras.
A Proximidade / A Praticidade de Compras/Reposições de Compras são fatores diferenciais
para esse Canal, que precisa estar formatado muito mais por Espaço de Conveniências, com
Mix adequado/pertinente.
Pequenos Mercados têm Grandes Oportunidades de ajustes nas suas operações para atender
uma demanda verdadeira de consumidores, independentemente de Público Alvo ou de Localização, com suas respectivas adequações.
O Rio de Janeiro, por persistentes fatores culturais, insiste em não ter visibilidade/sensibilidade
para este espaço disponível no mercado...

Em relação a Migração de Marcas x Tendências de Consumo
Há uma necessidade de desenvolvimento da cultura de Pesquisa de Satisfação, Pesquisa de
Tendências de Consumo por Informações/Relatórios Gerências - Ranking ABC, que também precisa ser criteriosamente avaliado - Por Faturamento / Por Volume / Por Margem.
Processos de Revisão de Mix são por demais falados mas, na prática não são implementados
com as rotinas devidas e, por muitas vezes não têm continuidade.
Culturas Novas de Consumo não são devidamente disponibilizadas nas Áreas de Vendas, como Diferenciais da Operação considerando-se a busca por Qualidade de Vida. Alimentação Saudável deve ser identificada como Nova Categoria...  

Gestão é Informação e Controles: 
Do Negócio, Do Mercado e Dos Clientes !...

Gratos pela oportunidade de podermos compartilhar com nossas sensibilidades por Aprendizado Profissional acumulado(...temos sido Bons Alunos, com Grandes Mestres), às suas melhores e criteriosas Avaliações e,assim podermos ser úteis, de alguma forma.
Votos para uma Semana Feliz. Boas Venda$$$ e BOA SORTE !...
João Allevato - Gente de Varejo