Necessidade de Foco
PESSOAS / PROCESSOS / PRODUTOS
Em vez de administrar problemas, elimine-os;
só assim haverá perfeita interação com os seus objetivos e,
à busca de soluções...

Costuma-se enxergar pouco quando a visão dos negócios fica aprisionada às quatro paredes da empresa. E, menos ainda, quando
são tomadas as decisões que mais se acomodam à estrutura da empresa, do que resolvam de fato as dificuldades, eliminem os riscos
e melhorem os processos da operação e da prestação de serviços.
O empresário inverte os valores quando submete os processos à estrutura, o que frequentemente ocorre nas organizações tradicionais,
com destaque às Familiares com grande demanda de profissionalização.
Os processos é que são importantes e a eles a empresa deve emprestar a estrutura que melhor lhes sirva.
A gestão de processos preconiza que a empresa deve mudar a forma de pensar, abandonar a visão de estrutura e concentrar a atenção
nos processos. Significa um novo enfoque de gestão empresarial...

CONCEITOS BÁSICOS DA GESTÃO DE PROCESSOS
EMPRESA
A organização é vista como um grande processo, que recebe insumos, informações e recursos do ambiente, processa-os e devolve ao
ambiente produtos e serviços, informações, recursos,...
PROCESSOS
O "processo empresa" se subdivide em vários outros subprocessos, que se subdividem em atividades e estas em tarefas. Estes subprocessos
se referem a setores organizacionais diversos, como Pessoal, Financeiro, Produção, Marketing, RH, Comercial, Vendas...
CADEIA CLIENTE-FORNECEDOR   
Processos e subprocessos estão(devem estar) integrados. Um processo é cliente do processo anterior e fornecedor do processo posterior.
QUALIDADE NO PROCESSO
Todo processo tem uma razão de ser e deve resultar em produtos ou serviços que
- correspondam a uma necessidade, utilização ou aplicação bem definida;
- satisfaçam os clientes;
- atendam às normas e especificações ou critérios devidamente detalhados e justificados;
- estejam disponíveis a preços competitivos ou comprovadamente justos;
- sejam providos a custos que proporcione lucro
PROBLEMAS
Problemas encontrados nos diversos subprocessos organizacionais possuem causas próprias. Quando identificadas, mostram relação de
causa-efeito com os problemas a que estão relacionadas(consequências...)
SOLUÇÕES
Ao eliminarmos as causas de um problema, automaticamente eliminamos o problema. É necessário buscar soluções, com o objetivo imediato
de eliminar as causas.
AÇÕES
Um solução, para ser eficaz, precisa ser implantada, transformada em ações. Colocadas em prática pela organização cumprirão seu papel de
eliminar o problema
RESULTADOS
Toda ação gera resultados. Consequentemente, a empresa deve implantar um acompanhamento adequado das ações em execução, para que
assim possa se assegurar de que os resultados esperados foram mesmo alcançados 

VISÃO PROFISSIONALIZADA
ENFOQUE DE GESTÃO                        x     ENFOQUE NOS PROCESSOS
Os problemas da organização são os empregados            Os problemas da organização estão nos
                                                                                           processos(ou na Falta de...)
Os empregados são problemas organizacionais                As pessoas são necessariamente fontes
                                                                                          de processos
Cada pessoas cuida do seu serviço                                   As pessoas ajudam a fazer as coisas
                                                                                          acontecerem
Casa um sabe do seu serviço                                            Todos sabem como seu trabalho se
                                                                                          encaixa no processo geral
Avalia-se o desempenho dos indivíduos                          Avalia-se o desempenho dos processos
Problemas ? Mude as pessoas                                          Removam-se os obstáculos
É preciso controlar os empregados                                  É preciso treinar as pessoas
Não confiar em ninguém                                                  Estamos nisso juntos
Quem é o responsável pelo erro ?                                     O que permitiu o erro acontecer ?
Corrigir os erros                                                                Reduzir as variações
Orientação para os lucros                                                  Orientação para os Clientes.
                                                                                          Daí decorre o Lucro             

Quantos Processos sua empresa tem Pendentes ?!...
Quais Processos sua empresa tem Necessidade ?
Como você se inclui nos Processos / Demandas / Necessidades da sua Empresa ?
Quais as maiores dificuldades organizacionais da sua empresa ?
Sua empresa tem objetivo traçados / definidos / acompanhados / avaliados ?
Quais os critérios de correções / ajustes às necessidades da sua empresa ?
Sua empresa tem um resultado de Auditoria de Posição ?
Qual a sua avaliação da estrutura organizacional da sua empresa /
Quais os níveis de riscos da sua empresa ?
Qual o nível de satisfação dos seus Clientes Internos e Externos com a sua empresa ?
...!!!??? 

Quando não se tem força para deslocar sozinho um obstáculo, deve-se aproveitar todos aqueles que tem interesse em construir um novo caminho, pois nenhuma evolução positiva pode se realizar sem o aperfeiçoamento do homem como pessoa.

Vamos transformar palavras e escritos em ações concretas.
Pelo Amanhã e de Novos Rumos.


Boa Sorte !...