FATURAMENTO X CLIENTE
    O objetivo predominante no trabalho de todos nós é conquistar resultados, não apenas financeiros, mas também aquela gostosa parte imaterial que satisfaz a alma e que tanto nos influencia através da criação de impulsos motivacionais.
     No trabalho empresarial, tudo é e deve ser concentrado para a indispensável obtenção de receita financeira em volume suficiente para cobrir os custos de operação, custos administrativos e todos os demais compromissos inerentes ao negócio. É mais do que  óbvio que sem receita financeira compatível, sem receita em volume superior aos custos gerais, ficará inviável a atividade.
   Por isso que a expressão predominante no meio industrial, comercial e de prestação de serviços é que temos de faturar, precisamos faturar, não podemos parar de faturar, é fundamental tudo ser feito para faturar.
     Acontece que o cliente, o consumidor, aquele que tem de ser o alvo do nosso ímpeto de faturamento, amadureceu muitíssimo nos últimos tempos. Protegeu-se com cuidados e conhecimentos, armou-se com a preocupação de pesquisar, analisar e negociar, vestiu-se com  a couraça dos seus direitos, beneficiou-se através dos bons efeitos da acirrada competitividade reinante no mercado e, por isso tudo, tem de ser duramente conquistado.
    E é nesse trabalho de conquista e fidelização do cliente que estão visíveis as mais criativas e abrangentes campanhas promocionais de venda. E é justamente nesse propósito que especialistas do marketing, do varejo, da propaganda e da publicidade procuram arrancar do cérebro as ideias e as estratégias para embasar o trabalho de produzir o indispensável faturamento ao cliente, com destaque à busca da melhor identidade e à melhor imagem do negócio, na sua área de influência.
     Aí passam a acontecer tantas novidades, todas elas exatamente com o firme objetivo de estabelecer caminhos que possam bem situar-se com um novo modelo de relacionamento com o consumidor.
    De forma bastante resumida, o cliente tradicional quer continuar merecendo bom atendimento e respeito, satisfaz-se com produtos de qualidade e tem no nível do preço um parâmetro para consumir o habitual ou até incrementar a quantidade. Já o Cliente Novo, aquele que é atraído e adentra o ponto de venda pela primeira vez, embora muitas vezes não demonstre, já chega com sua acurada atenção voltada para o ambiente(que tem de ser limpo, iluminado, agradável, seguro e bem acolhedor), dá bastante atenção à variedade de itens, procura conhecer os serviços disponíveis, acolhe ou repele a qualidade do atendimento(mesmo sendo uma loja que pratica o sistema de auto-serviço) e, aí pode ou não deixar-se conquistar pela arrumação(organizada/facilitando suas compras ou identificando suas necessidades), pelo preço(justo/competitivo) e pelo respeito que lhe seja devotado.
          Pensem criteriosamente sobre estas afirmativas e, Boa Sorte !...