DEFICIÊNCIAS DO GERENTE
Não
há a menor dúvida de que as empresas necessitam de gerentes que de fato
correspondam às suas legítimas e múltiplas atribuições, não importa o
segmento/ramo, nem o porte onde ele trabalhe. E todos estão certos de que o
resultado de sua atuação depende de como o gerente realiza a gestão de pessoas
a ele subordinadas, com verdadeiros critérios e conceitos de Liderança a Seres
Humanos...
As
mudanças na gestão de pessoas devem passar pela educação corporativa,
pelo gerenciamento
de Recursos Humanos como negócio e, pelo aprimoramento das competências
pessoais. De uns anos para cá, já existem corporações que em boa hora
implantaram Universidades Corporativas, as quais atuam no sentido de ampliar a
interação entre novos elementos de aprendizado e conhecimentos já existentes.
Mantemos
ainda expectativas à viabilidade para execução de Projeto, que com entusiasmo
profissional apresentamos em várias oportunidades – Loja Escola Supermercados, com destaque
aos relevantes Benefícios operacionais...
Mas, a realidade no dia-a-dia é que a
empresa espera que o gerente cumpra na íntegra as funções para as quais foi
admitido, seja ele gerente geral, seja gerente setorial. A nomenclatura do
cargo pode dar maior ou menor status, embora o que se deseja são mesmo os
resultados positivos. E
como desagrada andar por aí e notar falhas gerenciais, às vezes não
dando solução aos mais simples problemas ou exigências. Como atinge o
consumidor ou o usuário sentir que há tantas omissões, descuidos e até
indiferença de parte de quem deve ser um gerente capaz, zeloso, responsável,
cumpridor das suas obrigações, transmitindo e fazendo cumprir a tarefa de cada
subordinado/liderado...
Mas,
conscientes destas flagrantes realidades no cenário operacional, questionamos
sempre- Quais os critérios aplicados nos processos de Recrutamento e Seleção ?
Quais os rituais do processo de Admissão ? Quais os processos desenvolvidos na
Integração e Ambientação ? Quais os processos aplicados e monitorados na
Avaliação de Desempenho ? Qual o nível de Investimento para Treinamento,
Reciclagem, Qualificação, Informações Técnicas, Conhecimentos Tecnologia,... ?
Quais as ações praticadas para Conhecimento Realidades / Tendências do Mercado
? !!!???...
Só para ilustrar, aqui são enfileiradas
algumas dessas deficiências gerenciais, muitas delas não ocasionais chegando a
irritante repetição e tornando-se crônicas:
- No sanitário tem o aparelho para
sabonete líquido, mas este não foi reposto; tem recipiente para toalha de
papel(ou deveria ter...) que acabou e não reabasteceram; idem e muito pior com
o papel higiênico;
- Na sala de espera tem o equipamento com
água, porém não tem copo descartável ;
- Do outro lado do telefone discado – quem
atende quase nunca se identifica/nem a empresa, quase nunca sabe dar, de forma
satisfatória, as mínimas informações solicitadas. Faça uma experiência
desconfortável – ligue para sua empresa e tente falar com você !!!...
- Nos caixas, as operadoras nem sempre
exprimem ares de urbanidade com o cliente, que inevitavelmente esperou muito
tempo na fila... É muito raro saudar com cumprimento ou esboçar um sorriso.
Muito raro agradecer a preferência do cliente com mensagem de Volte Sempre
!!!...
- Em algumas/muitas lojas, a iluminação é deficiente, esquecendo
que a luz dá destaque aos produtos, favorecendo o impulso para a compra
- Critérios básicos de higiene e de
limpeza não são priorizados na operação, bem como, da apresentação pessoal dos
colaboradores...
Agora
cabe a você ampliar esta lista com tantas outras situações similares já
vivenciadas e originárias das deficiências do gerente...
Boa $orte !...
Gratos pela oportunidade de podermos ser úteis, de alguma
forma
João Allevato
Gente de Varejo